LUCIANA SOBOTA assumiu o sindicato há aproximadamente um ano e meio. É Pedagoga habilitada em Supervisão Escolar, Pós graduada em Gestão Escolar, Supervisora Efetiva da rede municipal de Camboriú, Presidente do Sisemcam e Secretária Regional da Fetramesc do Vale do Itajaí

O COMEÇO DE UMA LONGA CAMINHADA

Ao assumir o Sisemcam, confesso que pensei várias vezes em desistir. Com inúmeras dificuldades, as contas vencidas, sem dinheiro em caixa e nenhuma ação anterior efetiva que defendesse os servidores.

Foi o início de um trabalho de muita exaustão e persistência. Até por ser mulher somos consideradas direfente e se você não fizer ser vista é esmagada por um mundo machista.

Por em ordem a casa, as contas e mostrar para toda a categoria que a partir daí teríamos início um novo sindicato, muito mais atuante.

Na mesma medida convocamos uma equipe de assessoria jurídica e econômica para nos ajudar com o primeiro desafio: a negociação coletiva de 2019.

Depois disso demos início a campanha de valorização dos servidores e também de filiação.

Visitamos todos os locais de trabalho e com o aumento do número de sócios o Sisemcam fez diversos eventos. No Dia do Servidor Público a entrega de presentes, no Outubro Rosa e no Novembro Azul, levamos informação e conscientização para a importância da prevenção ao câncer.

Em cada obstáculo encontramos força, recuperamos o fôlego e seguimos esclarecendo dúvidas, conversando com os servidores sobre as dificuldades da categoria e buscando auxilio judicial quando apenas um diálogo com a administração não funcionava.

Não é fácil. Mas estamos confiantes de que fizemos nesses dois anos, muito mais do que foi deito nos últimos sete. Fizemos o que ninguém fez pelos servidores: escutar e ajudar.

Estamos só no início de uma luta ardua, pois nossos direitos estão sempre em PERIGO, com tantas mudanças legislativas e governamentais.

Seguimos confiantes e certos de fazer o melhor pela categoria a cada dia.